SINFITO-RJ se reúne com Procurador do MPT-RJ
07/04/2017 - Fonte: SINFITORJ
No dia 06/04/17, o Diretor do SINFITO-RJ, Dr Rubens Guimarães, teve audiência com o Procurador do Ministério Público do Trabalho - RJ, Dr João Berthier e apresentou duas denúncias, sendo uma relacionada a Fundação Saúde e a outra relacionada ao Abrigo do Cristo Redentor, levando consigo um representante para cada uma das discussões (um integrante da Associação dos Fundacionistas do Estado do Rio de Janeiro e uma ex funcionária do Abrigo).
Sobre a situação dos fundacionistas, foi apresentado à demanda dos déficits de quantitativo de profissionais nas unidades, a falta de convocação dos aprovados no concurso de 2014, suspensa por determinação do Estado, e a falta de reajuste dos pisos salariais das categorias.
Na problemática dos trabalhadores do Abrigo do Cristo Redentor foi apresentado a situação atual de contratos por intermédio de Cooperativa de Trabalho na instituição, precarizando as condições de trabalho, como também a situação da falta do pagamento dos 26 dias trabalhados ano passado entre a transição das OSS Criseq e Opj.
O Procurador demonstrou bastante atenção às denúncias, mas sobre a questão do reajuste dos pisos salariais, enfatizou que os sindicatos são aqueles que devem ajuizar uma ação judicial. Informou que ainda no mesmo dia encaminharia essas denúncias para abertura de processo (notícia de fato) e consequente apreciação das Procuradorias, conforme as atribuições das respectivas áreas de atuação. Pediu que o SINFITO retornasse o contato em breve e acompanhasse o andamento das Procuradorias que assumirão as denúncias, podendo retornar para o próprio Procurador Dr João Berthier.
SINFITO-RJ sempre presente nas lutas e solicita que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Fundação Saúde contribuam se associando ao sindicato para que seja dado prosseguimento de suas demandas junto ao jurídico.